natalia aarão,cardiologia,cardiologista,coração,clínica médica,atividade física,avaliação,avaliação pré atividade física,exercício físico,atletas,avaliação para atletas

Avaliação Pré Atividade Física

É fato que toda atividade física regular de baixa intensidade é protetora para o coração, inclusive para algumas arritmias. De modo geral, a mais indicada é aquela que pode ser praticada com regularidade, de 3 a 5 vezes por semana. Exercícios de alta intensidade podem aumentar a ocorrência de arritmias cardíacas e morte súbita, sobretudo, quando não são realizados exames preventivos.

É fundamental que você passe com um médico antes de iniciar qualquer tipo de atividade, para que seja feita uma avaliação e liberação com segurança. Muitas doenças só se manifestam durante uma atividade física intensa, como por exemplo arritmias.

Atletas

Atletas de alto rendimento, profissionais ou amadores, também precisam de acompanhamento cardiológico. O coração de um atleta de alta performance é reconhecidamente diferente de um coração de um indivíduo não atleta, é caracterizado pelo aumento da massa cardíaca, aumento do volume diastólico e do diâmetro diastólico final nos casos de exercícios predominantemente de resistência (como, por exemplo, os praticantes de maratona) e aumento da massa e hipertrofia predominantemente concêntrica nos casos dos exercícios predominantemente isométricos (como, por exemplo, o halterofilismo).

É de fundamental importância a diferenciação do coração do atleta de condições patológicas, que podem produzir uma morfologia cardíaca similar, porém potencialmente letal (ex: cardiomiopatia hipertrófica), de modo que, nesses casos, a continuação da prática esportiva colocaria o atleta em risco.

Fonte: II Diretriz de Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia e do Colégio Brasileiro de Radiologia