natalia aarão,cardiologia,cardiologista,coração,clínica médica,infarto,infarto agudo do miocárdio,palpitações,dor no peito,cirurgia,prevenção,alimentação saudável,bons hábitos

Prevenção é sempre o melhor remédio!

80% das doenças cardíacas podem ser evitadas controlando os fatores de risco como: tabagismo, hipertensão arterial, colesterol alto, sedentarismo e obesidade. Não espere levar um susto para mudar seus hábitos! Tenha uma alimentação saudável, pratique atividade física regularmente, cesse o tabagismo, perca peso!

Os pilares da prevenção

A prática regular de atividade física aeróbica, como caminhadas por, pelo menos 30 minutos por dia, 3 vezes por semana, está indicada para a prevenção cardiovascular, sendo que para o tratamento recomenda-se o exercício diário supervisionado. Exercícios resistidos podem ser associados aos aeróbicos.

Uma dieta saudável é indicada para qualquer indivíduo, mesmo para aqueles com níveis de colesterol e pressão controlados. Devemos sempre dar preferência para alimentos que ajudem a controlar os níveis de colesterol (ex: abacate, tomate, salmão, aveia, azeite, cabela, soja, dentre outros) e a manter a pressão arterial dentro dos parâmetros da normalidade (ex: frutas, hortaliças, gordura insaturada, dentre outros)

O cigarro possui inúmeras substâncias que facilitam o processo de adesão de placas de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos. A formação de coágulos também é mais rápida nos tabagistas. Em ambos os casos, o resultado é o mesmo: dificuldade para passagem do sangue ou interrupção completa da circulação, podendo culminar no infarto agudo do miocárdio. Tabagistas têm três vezes mais risco de sofrerem um ataque cardíaco do que as pessoas que não fumam.