Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS)
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é o mais importante fator de risco para o desenvolvimento de doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca, doença cerebrovascular, doença renal crônica e fibrilação atrial. Na população brasileira, a prevalência de HAS é acima de 30%.
A mortalidade por doença cardiovascular aumenta progressivamente com a elevação da pressão arterial a partir de 115/75 mmHg. A quantidade considerada máxima saudável para ingestão alimentar diária de cloreto de sódio (sal de cozinha) é de 5g/dia, o que corresponde a 2g/dia de sódio. Na prática, recomenda-se o consumo de, no máximo, 3 colheres de café rasas (3g), que somados aos 2g de sal já existentes nos próprios alimentos contemplaria o total de 5g.
Com medidas simples, é possível reduzir o consumo de sódio na dieta. É possível, por exemplo, trocar o sal por temperos naturais, uma vez que estes não trazem danos à saúde e podem gerar inúmeros benefícios. Alguns exemplos: – Manjericão – Cebolinha – Alecrim – Salsa ou salsinha – Alho – Limão.