natalia aarão,cardiologia,cardiologista,coração,clínica médica,infarto,dor no peito,consulta,médico,consulta médica,cardiology,angiotomografia,tomografia,tomografia de coronárias,coronárias

Angiotomografia de Coronárias

A TC cardíaca oferece duas principais modalidades de exame, que empregam técnicas diferentes e fornecem informações distintas.

Principais Indicações

Abaixo você encontra algumas das principais indicações da Angiotomografia de Coronárias:

Conseguimos ver se existe alguma placa ou trombo prestes a obstruir a coronária e com isso, iniciamos o tratamento antes do paciente desenvolver um infarto.

Para quem já possui stent nas artérias do coração, esse exame é excelente para avaliar a patência do mesmo.

Para pacientes submetidos à revascularização miocárdica cirúrgica, conseguimos visualizar os enxertos arteriais e venosos, assim como suas anastomoses com o leito nativo.

Quando uma parte da artéria tem seu trajeto dentro do músculo. Nesses casos, o paciente apresenta como sintoma, dor no peito ao fazer esforço físico.

Para avaliação pré-operatória para cirurgias cardíacas não coronárias como, por exemplo, cirurgias valvares.

Doença auto-imune, onde ocorre a formação de aneurismas nas artérias do coração. Esse exame permite identificar e mensurar os aneurismas.

Fonte: II Diretriz de Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia e do Colégio Brasileiro de Radiologia

Modalidades

A primeira é a quantificação da calcificação coronária pelo Escore de Cálcio (EC), ou seja, quantificamos o cálcio presente dentro das artérias do coração e com isso, calculamos o risco cardiovascular do paciente, por meio da detecção de aterosclerose subclínica. Esse exame não necessita de contraste endovenoso e não exige jejum ou qualquer outro tipo de preparo.

A segunda modalidade é a Angiotomografia Computadorizada (angio-TC) das artérias coronárias, que permite a avaliação da luz das artérias coronárias, de forma semelhante ao do cateterismo cardíaco, porém, de maneira não invasiva, rápida e segura. Esse exame utiliza radiação, necessita de contraste iodado endovenoso e jejum. Para a aquisição das imagens, o controle adequado da frequência cardíaca é fundamental, no intuito de se minimizar a presença de artefatos de movimento que reduzem qualidade da imagem. A frequência cardíaca ideal usualmente recomendada para a aquisição das imagens é em torno de 65 batimentos por minuto. Para melhorar a visibilidade das artérias, a administração de nitratos sublinguais para vasodilatação coronária e a correta instrução do paciente para os períodos de apneia (períodos segurando a respiração), são de extrema importância para a qualidade final do exame.