natalia aarão,cardiologia,cardiologista,coração,clínica médica,infarto,dor no peito,consulta,médico,consulta médica,cardiology,ressonância,ressonância do coração

Ressonância do coração

A RMC permite a avaliação morfológica e funcional do coração sem a necessidade do uso de radiação ionizante e nem contraste endovenoso. É um método altamente atraente para a avaliação de uma enorme gama de cardiopatias adquiridas ou congênitas, além das doenças da aorta, vasos pulmonares e outros leitos vasculares.

Principais Indicações

Abaixo você encontra algumas das principais indicações da Ressonância do coração:

Permite uma precisa delimitação das áreas de necrose ou fibrose miocárdica nos pacientes com infarto prévio. Permite avaliar não apenas os pacientes com infarto do miocárdio na fase aguda, mas também aqueles nas fases subaguda e crônica.

Doença cardíaca genética maior causadora de morte súbita em jovens, com uma prevalência de 1 para cada 500 adultos. O exame fornece o diagnóstico e prognóstico da doença.

O coração de um atleta de alta performance é reconhecidamente diferente de um coração de um indivíduo não atleta,  é caracterizada pelo aumento da massa cardíaca, aumento do volume diastólico e do diâmetro diastólico final nos casos de exercícios predominantemente de resistência (como, por exemplo, os praticantes de maratona) e aumento da massa e hipertrofia predominantemente concêntrica nos casos dos exercícios predominantemente isométricos (como, por exemplo, o halterofilismo).

Processo inflamatório no músculo do coração, qua pode causar fibrose e o desenvolvimento de insuficiência cardíaca.  Geralmente o paciente desenvolve a doença logo após apresentar uma infecção viral ou bacteriana (ex: amigdalite).

É uma doença que acomete preferencialmente o ventrículo direito e está associada a arritmias ventriculares, por vezes fatais.

Importante causa de insuficiência cardíaca associada à gestação.

A RMC é o principal método de imagem para avaliação das massas cardíacas, uma vez que fornece, num único estudo, informações relacionadas à localização, relação com estruturas vizinhas, composição e vascularização tecidual, além da função cardíaca.

Fonte: II Diretriz de Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia e do Colégio Brasileiro de Radiologia

Realce tardio

A técnica do realce tardio, que possibilita a detecção do infarto e fibrose, é, hoje, uma ferramenta indispensável na avaliação da viabilidade miocárdica (sendo considerada o padrão-ouro nessa avaliação), assim como para a avaliação diagnóstica e prognóstica das cardiomiopatias não isquêmicas.