O tempo seco, frio, com baixa umidade do ar e a poluição podem causar obstruções nasais. Quando o nariz entope, muita gente recorre aos descongestionantes nasais, que atuam como vasoconstrictores (contraindo os vasos e desobstruindo as narinas). O problema, é que essa vasoconstricção não ocorre só nos vasos do nariz, e sim em todos os vasos do corpo, causado aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial, além de poder desencadear arritmias cardíacas. Por essa razão, os descongestionantes não são indicados para cardiopatas e hipertensos. Além disso, em crianças pode até levar a morte e por isso deve ser usado com muita cautela em situações específicas e com orientação médica.

O que muita gente não sabe é que horas depois de usar a medicação, ocorre o efeito rebote: dilatação das narinas e nova obstrução. O uso de descongestionantes também leva a dependência e a rinite medicamentosa (acusada pelo uso constante dessa medicação). A dependência acontece por conta de substâncias como nafazolina, fenoxazolina e oximetazolina, presentes nas composições desses medicamentos.

A medicação indicada para limpar e desobstruir o nariz, com segurança, independente da idade é o soro fisiológico 0,9% = cloreto de sódio 0,9%. Existem também, as soluções de 3%, porém essas, por conterem mais sal, podem ressecar mais a mucosa nasal e causar irritação.

Os corticóides tópicos nasais também são eficientes em desobstruir as narinas, mas têm suas indicações precisas. Por isso é importante passar por uma avaliação médica, para saber qual o melhor para você.

A higiene também pode ser feita durante o banho. A água e o calor ajudam a amolecer as crostas e facilitam a limpeza.