Jantar após as 19 horas aumenta o risco em 2,8 vezes de manter a pressão alta durante a noite
Recentemente no Congresso Europeu de Cardiologia foi apresentando um estudo realizado pela Universidade Dokuz Eylül, na Turquia, que mostrou que a hora que se come pode ser mais importante do que a escolha dos alimentos ingeridos.
O estudo foi conduzido com mais de 721 pacientes hipertensos, com idade média de 53 anos, e revelou que a alimentação dentro de duas horas antes de dormir aumenta em 2,8 vezes a chance de manter a pressão alta durante a noite.
Isso porque o ato de comer, estimula a liberação de hormônios que estressam o organismo, quando ele deveria estar começando a relaxar para dormir, causando o aumento da pressão arterial durante o sono.
O normal é que durante o sono a pressão arterial caia em mais de 10%. Se isso não ocorre, aumenta os riscos cardiovasculares e os pacientes têm maiores chances de ataques cardíacos, AVCs e doenças crônicas.
Segundo o estudo, tomar café da manhã é importante, nós devemos tomar um forte café da manhã, e não devemos pular o almoço. O jantar deve ser pequeno, e não depois das 19h.