Mulheres jovens são mais propensas a terem desmaio!
Desmaio ou síncope é a perda abrupta e transitória da consciência e do tônus postural (capacidade de ficar em pé), seguida de recuperação rápida e completa.
Existem diversas causas, e essas são divididas em de origem cardíaca e não cardíaca. Felizmente, as de origem não cardíaca são as mais comuns e, dentre elas, a Síndrome Vaso-vagal é a responsável pela maioria dos casos em mulheres jovens.
Quem nunca presenciou uma mulher desmaiando em algum lugar quente e aglomerado ou após uma situação de estresse? Isso ocorre devido à diminuição da frequência cardíaca e da pressão arterial, estimulados pelo nervo vago, localizado na região da nuca.
Geralmente antes de desmaiar essas mulheres apresentam sintomas como fraqueza, mal estar, visão escurecida e sensação de que vão desmaiar. Muitas conseguem sentar ou pedir ajuda antes de cair.
Caso você presencie uma situação dessas, ajude a pessoa deitando-a no chão e levantando suas pernas. Com isso, você aumenta o retorno venoso e a sua oxigenação cerebral, fazendo com que ela retome deus sentidos mais rápido.
O desmaio de origem cardíaca é mais perigoso é preocupante, pois é a manifestação de uma doença mais grave: infarto, arritmia, doenças congênitas, estenose aórtica, ruptura de aorta, dentre outros. Geralmente nesses casos os indivíduos não apresentam sintomas antes de cair.
Qualquer pessoa que apresente um desmaio deve procurar um médico para investigar a causa (através de exames) e principalmente para descartar a síncope de origem cardíaca.