O açúcar na dieta das crianças
O aumento da obesidade infantil tem sido alvo de discussões e preocupação em todo o mundo. A obesidade além de reduzir a qualidade de vida, pode levar ao desenvolvimento de doenças como diabetes, hipertensão arterial, gordura no fígado e até alguns tipos de câncer.
Por isso, a Associação Americana de Cardiologia divulgou recentemente uma nova recomendação para ingestão de açúcares por crianças e adolescentes.
De acordo com a nova diretriz, crianças e adolescentes de 2 a 18 anos devem ingerir, no máximo, 25 gramas (100 calorias) de açúcar adicionado por dia, o que equivale a 6 colheres de chá.
Bebês menores de 2 anos não devem consumir nenhum açúcar adicionado.
Bebidas açucaradas como refrigerantes e sucos industrializados são a principal fonte de açúcar adicionado. Por isso, a recomendação é que o consumo dessas bebias por crianças e adolescentes seja limitado a 230ml por semana. * Açúcar adicionado = é qualquer ingrediente adoçante que contém calorias, como açúcar, xarope de milho, frutose, mel ou melaço, adicionados aos alimentos durante o processamento industrial ou preparo.